O que fazer em Jericoacoara: dicas do paraíso

by Inês Mélo

  • O que é Jericoacoara?

Jericoacoara é uma vila que faz parte de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. A vila está a cerca de 300 km de Fortaleza, no litoral, e está a cerca de 211 km de Parnaíba, no Piauí e a 580 km de São Luís, no Maranhão.

Sobre a Vila

Jericoacoara, mais conhecida apenas por “Jeri”, é um dos destinos nordestinos que se tornou sensação entre os viajantes nas últimas décadas. A vila, localizada, mais precisamente na cidade de Jijoca de Jericoacoara, é um lugar pacato, com ruas de areia e cenários bucólicos .

Parque nacional escondido entre dunas, lagoas, mangue e o mar, Jeri era uma simples vila de pescadores, um local de difícil acesso e com praticamente nenhuma “grande estrutura”. Hoje o cenário simples ainda se faz presente, mas a vila é também mais moderna, tem hotéis de luxo e pousadas com excelente estrutura, além de restaurantes e bares que agradam até mesmo os turistas mais exigentes.

Quando ir a Jericoacoara

Jericoacoara é um destino para visitar o ano inteiro. Entre a segunda quinzena de dezembro e o Carnaval a vila tende a ficar com mais turistas, especialmente durante o Réveillon, época bastante cobiçada nessa parte do país.

No primeiro semestre do ano a quantidade de chuvas é maior, e são elas que fazem as lagoas da região ficarem cheias – não significa, no entanto, que nessa época chove o dia inteiro, pelo contrário, ainda assim você poderá desfrutar de bons dias de sol e calor.

 

Foto: Alessandra Mota

Já o segundo semestre é mais seco e para quem quer velejar, agosto é o melhor mês, com médias históricas de ventos fortes. Independentemente da época do ano, é bom saber que Jericoacoara é um destino muito frequentado em fins de semana e feriados, então, nesses períodos, procure fazer a reserva de sua pousada com antecedência!

Como chegar a Jericoacoara

A logística para chegar a Jericoacoara não é das mais simples, mas já foi bastante pior. É possível chegar a cidade viajando através do Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins (FOR), a 300 km de Jericoacoara, ou do Aeroporto de Jericoacoara (JJD), que começou a funcionar há poucos anos e está a apenas 30 km da vila e a 211km do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr João Silva Filho (PHB).

 

Foto: Alessandra Mota

O que fazer em Jericoacoara

A Vila de Jericoacoara fica localizada na frente do mar e é a praia uma de suas principais atrações. As lagoas, formadas pelas chuvas e que têm águas cristalinas também são destaques da região. Passeios que levam ao lado Leste e Oeste da vila permitem conhecer toda a redondeza com facilidade. Veja abaixo as principais atrações de Jericoacoara:

 

Foto: Alessandra Mota

Atrações

1. Praia de Jericoacoara

Ela é a principal praia da vila, usada por praticantes de windsurf para aprender ou treinar o esporte. À frente do mar estão alguns hotéis, restaurantes e bares que durante a tarde oferecem um visual lindo para o pôr do sol. A praia de Jeri costuma ter um mar calmo e seu visual muda bastante com o subir e descer da maré.

2. Praia da Malhada

A Malhada é uma praia pouco frequentada de Jeri, mas que fica pertinho da vila, na direção leste do litoral. É ideal para quem procura um local tranquilo para curtir o mar e com fácil acesso a pé. Essa praia é utilizada por praticantes de kitesurfe e não tem nenhum comércio ou vendedores ambulantes, por isso é uma boa dica para quem busca tranquilidade.

 

Foto: Alessandra Mota

3. Lagoa do Paraíso 

Localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso, é uma das principais atrações da região e que você não deve perder. É uma lagoa de águas cristalinas, com tons de azul e verde. Ao longo de sua extensão estão alguns estabelecimentos, entre eles o Alchymist, um club que tem uma estrutura excelente e boa comida.

Vários dos estabelecimentos que ficam na lagoa colocam redes para os visitantes aproveitarem – assim você curte a lagoa e descansa ao mesmo tempo, uma delícia de lugar! Para quem quer curtir a lagoa de verdade, recomendo passar todo o dia todo no local, que dependendo do seu gosto, pode ser tão bom quanto passar o dia na praia (ou ainda melhor).

 

Foto: Alessandra Mota

Geralmente as pessoas visitam a Lagoa durante o passeio pelo litoral leste, mas o tempo acaba sendo restrito e a permanência na lagoa por pouco tempo. No centrinho da vila você encontra transportes que levam pessoas para passar o dia na lagoa e depois retornam para buscá-las.

4. Lagoa da Tatajuba

Situada no litoral Oeste de Jeri, a Lagoa da Tatajuba costuma ser conhecida através de passeios que contemplam essa região. A Lagoa tem alguns restaurantes simples em suas redondezas, com mesas e cadeiras na água. Pode ser uma boa opção para relaxar e para quem busca um lugar mais pacato, sem tanta gente.

 

Foto: Alessandra Mota

5. Buraco Azul (nova atração)

O Buraco Azul é uma atração relativamente nova em Jericoacoara, que vem fazendo um enorme sucesso na internet. Na verdade, está localizado em Caiçara, cidade vizinha de Jijoca de Jericoacoara.

Trata-se de uma lagoa artificial que tem uma água de cor azul impressionante, principalmente em dias de bastante sol. Essa lagoa é formada por uma espécie de dolina, está alguns metros abaixo do nível da superfície e por isso é chamada de Buraco Azul. É uma atração que você pode visitar para fazer fotos bonitas, curtir o visual e saltar na lagoa, que é a dica ideal para quem busca emoção.

Com cada vez mais estrutura, o lugar tem um espaço com mesas, guarda-sol e venda de bebidas, então é possível passar o dia por lá. O Buraco Azul está a aproximadamente 17 km de Jericoacoara, e você pode conhecê-lo em carro próprio ou através de passeios pela região. A entrada é paga e o ingresso custa R$ 15.

6. Lagun Beach Club (nova atração)

Com o sucesso do Buraco Azul, em junho de 2021 surgiu um concorre de peso. O Lagun Beach Club. Com uma boa infraestrutura, semelhante a do Buraco Azul (e a poucos metros da atração), o local oferece petiscos, comidas e bebidas, além de vários pontos para tirar fotos curtindo o visual diferenciado. Tem até uma cachoeira artificial para refrescar e servir de cenário para os visitantes. A entrada é paga e o ingresso custa R$ 15.

Outras atividades e passeios em Jericoacoara

7. Duna do Pôr do Sol

A querida duna, um dos símbolos de Jericoacoara, é a grande atração da vila no fim de tarde. Quando o sol vai se aproximando do mar, uma legião de pessoas vai fazendo o caminho até o alto da duna para apreciar o sol. O programa é clichê mas é maravilhoso! Não deixe de ir! Dá para ir a pé da vila, com uns 10 minutos de caminhada.

8. Pedra Furada

Cartão postal de Jericoacoara, a Pedra Furada é uma atração muito boita e que rende belas fotos. A pedra com uma fenda no meio fica na beira do mar, e em um determinado período do sol o pôr do sol ocorre “dentro” da pedra. A dica é ir andando de Jeri até a Pedra furada pelo mar, no período de maré baixa – a caminhada é linda, com praias pouco movimentadas e pedras diferentes.

9. Mangue Seco

A região do mangue localizada às margens do Rio Guriú, onde também é feito um passeio para observar cavalos marinhos. O cenário do mangue com árvores de raízes tortuosas é diferente e muito bonito. Alguns pequenos estabelecimentos da região colocam ali balanços e redes para os turistas, que levam para casa belas fotos como presente

10. Passeio de buggy pelo litoral Leste de Jericoacoara

O passeio de buggy pelo Litoral Leste de Jericoacoara faz um trajeto que passa pela árvore da preguiça – uma árvore com galhos “deitados” devido aos ventos fortes de Jericoacoara -, pelo Lagun, pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Paraíso, uma parada opcional em Pedra Furada, finalizando no The Alchymist Beach Club. É um passeio bem popular e que leva às principais atrações da região – não deixe de fazê-lo.

Texto: Camile Panzera | Fotos: Alessandra Mota

You may also like

Deixe um comentário